Ranking
Original Post
[h] EscolinhaHidden

_____UniHidden_____


Esta thread está destinada para tirar dúvidas da escola/universidade, seja em qual assunto for.

Regras da thread:
  • Todos podem ajudar e cooperar com problemas;
  • Todos estão aqui para aprender, então não-ter-medo de errar é uma regra;
  • Todos os assuntos são bem-vindos;
  • Dúvidas e explicações resolvidas no IRC devem ser postadas nesta thread, sua dúvida pode ser a mesma de outra pessoa;
  • Procure não deixar aqui o seu dever de casa para outros fazerem, a intenção desta thread é entender assuntos.



҈H҈
Nos vestrum apprehendet vos
Hidden
Thread created on February 22th 2015 at 14:20 PM
Official Language is Portuguese
All times are GMT -3:00
Se uma barata grande, agressiva e voadora, que sobreviveu a uma chinelada está se escondendo em um quarto, ligar o ar condicionado deixará ela mais ou menos confortável?
-----
Preciso de respostas o mais rápido o possível ou se não não vai dar pra dormir.
Last edited by Agony; Feb 27, 2016 at 05:33 AM. Reason: <24 hour edit/bump
[21:19] <@Arctic> n sei pq o ed foi tirar o pinto mano
como pinto no almoço
Menos confortável. Baratas preferem lugares escuros, quentes e úmidos, é o habitat natural delas. Se você ligar o ar-condicionado ela vai querer sair do seu quarto.

É bom ela saber onde é a saída.
Estou querendo a opinião de vocês a respeito da matéria de Geografia que está sendo dada este ano. Consiste em aspectos sobre a população, o crescimento populacional, estatísticas demográficas e teorias de controle populacional. Gostaria de saber, das teorias abaixo, qual você acha mais eficiente e bem estruturada para a população brasileira:

  • Neomalthusianismo: Reelaboração da Teoria de Malthus que consiste em preconizar a difusão de medidas governamentais para intensificar o controle do crescimento da população, principalmente em países subdesenvolvidos. Um exemplo de país que segue esta teoria é a China, que até Outubro do ano passado permitia apenas um filho por casal, afim de controlar a natalidade do país. O objetivo de limitar o crescimento da natalidade é para aumentar a qualidade de vida e diminuir a miséria nesses países mais pobres, segundo a teoria.
  • Ecomalthusianismo: Relacionado à teoria acima. Concordam com o Neomalthusianismo e acrescentam e defendem fortemente a ideia que esse crescimento populacional é a principal causa da degradação ambiental. Acreditam que os países pobres são culpados pois segundo dados eles tem vários filhos, enquanto nos países desenvolvidos e em famílias ricas, a quantidade de filhos é entre um e dois.
  • Natalistas: Segundo os natalistas, o crescimento acelerado da população não representa necessariamente um obstáculo ao crescimento econômico, pelo contrário, com esse crescimento haverá mais ocupação no mercado consumidor, mas mão-de-obra disponível e aumento de poder de pressão.
  • Reformistas: Defendem reformas estruturais (acesso à necessidades básicas para toda população) para que a população por si própria determine a quantidade de filhos. Vão de contramão à ideologia malthusiana, dizendo que o subdesenvolvimento não é causa do elevado número de natalidade, e sim consequência do mesmo.

Estou começando a estudar essa matéria hoje, e gostaria de possíveis criticas a determinadas ideologias (teorias) acima que vocês têm. thx.
Last edited by Toriality; Feb 29, 2016 at 09:46 PM.
YOLO SWAG XD
Sempre me identifiquei mais com o Neomalthusianismo, creio que o Brasil realmente precise de algum controle de natalidade visto que nós realmente não temos condições de educar/estruturar 70% da população brasileira.
Com certeza em termos de eficiência o Neomalthusianismo é bem mais forte mas eu não acho certo porque você tira a liberdade das pessoas no que elas podem ou não fazer da vida delas. E isso é errado. Muito errado.

Defendo que o Reformismo pode ser "implantado" em qualquer lugar sem problemas, mas aí é complicado pra caramba porque tudo depende um pouco do Estado, vou explicar.

Supondo que a gente aplique agora o Reformismo numa sociedade subdesenvolvida, logo essa sociedade deve ter 3+ filhos por casal. Sabe-se que a prioridade do Estado é fornecer educação básica, saúde e segurança, então ele vai cobrar muitos impostos pra dar conta dessa quantidade de menino (ihu) - fornecer educação básica, saúde e segurança pra todos. O que acontece no reformismo é que se todos esses 3+ filhos recebem educação básica de qualidade eles vão estar mais atentos que não faz sentido você criar 7 menino e não ter dinheiro pra comprar um litro de vodka pra sair na balada no fim de semana, e que também não vai ter nem como sair na balada (com ou sem vodka) porque vai ter que cuidar dos 7 menino. O que os garotos e garotas - que são espertos - fazem? Usam preservativo, estudam pra concurso, estudam pra vestibular, querem fazer intercambio, querem sair pra balada, beber cerveja com os amigos sem preocupação e tudo o mais. Quando eles tiverem seus 30-40 anos eles vão pensar em ter algum filho, e no máximo terão 2, raras exceções terão 3, aos poucos a sociedade passa a ter de 3+ filhos por casal pra 1~3 filhos por casal. É uma transição natural e saudável porque além de fazer o controle de natalidade, ainda de quebra ajuda no desenvolvimento do país (lembra dos garotos e garotas estudando pra vestibular, concurso, etc?).

O problema da maioria - senão todos - os países subdesenvolvidos é a corrupção, isto é, além do imposto ser alto, o dinheiro se desvia no meio do caminho e o que sobra é MUITO mal administrado, daí que a educação básica é de má qualidade, a saúde é de má qualidade e a segurança é de má qualidade (Brasilsilsilsil). Bem... o resto dessa história vocês já sabem.
Last edited by iver; Mar 6, 2016 at 11:55 AM.
Obrigado Snk e iver por responder.

Eu percebi que a maioria dos sites e livros de Geografia que eu tenho são contra o neomalthsianismo, eu particularmente sou reformista, mas sempre é bom ver os argumentos do outro lado.

Iver isso infelizmente é verdade, o reformismo daria bastante certo aqui se não houvesse tanta corrupção no Brasil. Eu espero que isso mude (Lula preso já é um bom começo :v).
YOLO SWAG XD
Começou as faculdade aqui e tenho uma duvida quanto a funções, mais especificamente domínios, contra domínios e imagem, além da montagem de gráficos em relação a essas funções.
Por exemplo, temos a função f(t)=2t+t^2.
Tem alguma restrição ou eu posso dizer que o Domínio são todos os n° reais? E como eu monto o gráfico dessa função?
Outra dúvida em relação a domínio, tenho uma função F(p)=√(2-√(p)), eu coloquei como domínio 0 =< p =< 4, é certo isso?
=< maior ou igual.
Agradeço desde já
No caso de f(t)=2t+t^2 o domínio é o conjunto dos números reais porque a função sempre vai ter uma imagem pra qualquer número real que você colocar.
Se você tiver, por exemplo, f(t) = 1/(t-1) daí o domínio vai ser o conjunto dos números reais exceto o 1, porque não existe divisão por zero. Perceba que se t for 1, f(t) não terá imagem porque simplesmente não existe "1/0". Sacou? Uma notação mais formal nesse caso fica "D = {t ∈ R | t ≠ 1}" (O domínio é o conjunto de todos os tês pertencentes ao conjunto dos reais, tais que são diferentes de 1) ou tambem "D: R\{1}".

Acho que dessa explicação dá pra entender mais ou menos como é.

No seu segundo exemplo F(p)=√(2-√(p)) o domínio que você mostrou não está errado, porém ele deixa uma icógnita quanto ao conjunto de números que a sua função se insere (é 0 < p < 4 dos inteiros? reais? irracionais?), por isso é interessante que você especifique, por exemplo:
0 < p < 4, p ∈ R;
OU
D = {p ∈ R | 0 < p < 4};

Sobre os gráficos, existe um "roteiro" universal para a plotagem, não se assuste com a quantidade de passos, com o tempo você se acostuma, q:
1º Passo: determinar Domínio e Imagem;
2º Passo: determinar os pontos de interseção do gráfico com os eixos;
3º Passo: determinar a simetria da função (se ela é par, ímpar, periódica ou nada disso);
4º Passo: checar se existem assíntotas verticais ou horizontais;
5º Passo: determinar os intervalos de crescimento e decrescimento;
6º Passo: determinar os valores máximos ou mínimos;
7º Passo: fazer o estuda das concavidades do gráfico;
8º Passo: esboçar a curva.

Cada passo pode ser feito de diversas maneiras, posso explicar no nível médio, e também no nível de cálculo I, o que você precisa é você quem decide. :^)
Last edited by iver; Mar 10, 2016 at 09:21 PM.
Preciso de uma opiniãozinha rápida, uma coisinha bem boba

Vocês acham que dá pra fazer um texto literário BOM usando palavras do nosso cotidiano, ou seja, não literárias?
R.I.P Static