Ranking
Originally Posted by Arctic View Post
uma quantidade enorme das pessoas que votaram para colocar esse saco de merda lá dentro são absolutos animais que acreditam em toda notícia de whatsapp e as reproduzem como verdade

Esse efeito acontece com toda a sociedade, inclusive com advogados e juízes. As pessoas estão muito ocupadas tendo suas atenções direcionadas para determinados assuntos para pararem e prestarem atenção no que elas mesmo estão fazendo.

Ademais, política é um negócio extremamente complexo e a maioria das pessoas, por mais estudadas que sejam, estão suscetíveis à induções por não conseguirem ter uma noção completa do que é o governo (e posições políticas possíveis dentro de um governo). Pra conseguir ter uma opinião embasada sobre política é necessário estudar muito, e a maioria das pessoas sequer pensa em ir a fundo. No final das contas todo mundo caga pra política, e quando vê que o barco está afundando, procura um messias (perdão pelo duplo sentido) pra salvar o país.

O que falta ao povo é reflexão crítica, independente de estarmos falando do salnorabo ou malddad. Para chegar nesse segundo turno simplesmente abominável nós tivemos que passar por um primeiro turno com escolhas plenamente palpáveis que foram sumamente ignoradas, tanto pela esquerda quanto pela direita.

Originally Posted by victortb View Post
Por outro lado, não acho que seria muito diferente se o Haddad fosse eleito

Haveria potencial do governo do Haddad ser uma merda igual, mas uma merda diferente do Bolsonaro*. A estratégia de crescimento do Brasil funcionou nos primeiros anos de governo do PT pois eles deram continuidade ao governo economicamente estável deixado pelo FHC.

Investimento público pode estimular a economia quando bem planejado. Havia margem no orçamento pra investimento, o governo realizava e o mercado reagia produzindo mais (e arrecadando mais imposto, dando margem para mais investimentos). O problema disso foi quando o governo começou a investir demais (a torto e direito) e a realizar desonerações fiscais sem critério nenhum (abrir mão de imposto). Quando chegou o momento de parar de investir porque o governo não tinha mais dinheiro algum, insistiram, nos levando à essa situação de deficit primário, ou seja, o governo não consegue arrecadar o suficiente para pagar suas próprias contas.

Ou seja, se o governo investir hoje, faz dívida que uma hora tem que ser paga. Ironicamente quem fala pra parar de pagar a dívida justamente é o tipo de sujeito que mais quer que o governo crie dívida. Enfim, a situação pode piorar ainda mais. Se o governo não fizer nada, podemos chegar em um momento em que o governo somente arrecadará impostos suficientes para manter o custo da manutenção do seu funcionamento, o que vai ser o caos na Terra.

Insistir nessa estratégia (que era o discurso do Haddad), levaria o país a "falência". Levantar um discurso barato de investimento público é fácil quando não temos que mostrar os números. O orçamento público não dá em árvore, não estamos mais na ditadura militar para simplesmente imprimir mais dinheiro quando as contas apertam.

Não é a primeira vez que o PT faz uma maquiagem nas contas públicas (vide orçamento de 2014 [ano eleitoral] da nossa querida presidenta que levou ao seu impeachment), e provavelmente não seria a última caso ganhassem novamente. Aliás, uma das propostas absurdas do Haddad para investimento público (frente à ausência de dinheiro do governo) era a retirada de R$ 30 bilhões da reserva cambial. Além de R$ 30 bilhões fazer absolutamente bosta nenhuma em um Estado tão grande quanto o brasileiro (vão gastar nos primeiros anos de governo e depois que se fodam as próximas gestões?), há motivos técnicos para não se fazer isso. (vide último parágrafo)

Aliás, o PT também se concretizou como um verdadeiro "moderno príncipe", adaptando o seu discurso para qualquer coisa que lhe dê hegemonia no poder. Isso é extremamente vísivel quando Haddad fala que daria autonomia ao banco central, mesmo quando o PT fazia propaganda em 2014 contra Marina dizendo que a autonomia do banco central ia tirar comida do prato das pessoas. Ou então, quando induzem qualquer tipo de aliança entre Bolsonaro e Temer por eles estarem negociando as reformas durante a transição de governo (o que é uma indução enganosa já que há de haver alguma forma de acordo entre os presidentes de diferentes gestões ao passar o governo, ainda mais quando, estudos do Fundo Monetário Internacional - FMI demonstram que o Brasil necessita de reformas), sendo que eles mesmos colocaram o Temer como vice-presidente para obter apoio nas eleições presidenciais.

*a forma da merda seria diferente mas merda é merda

tl;dr o negócio é sair dessa bosta de país e deixar ele explodir sozinho
Last edited by Carnage; Oct 31, 2018 at 04:10 AM.
Li tudo e criei um crush em voce.
No meio que vivo eh dificil achar alguem que seja tao coerente pra falar de politica quanto voce, eu sempre percebi que fico caindo na ignorancia por nao ter acesso nem interesse o suficiente pra entender melhor como as coisas funcionam

ai eu li tudo isso e expressa bem todo o tipo de coisa que eu ja tentei refletir e ainda teu texto eh cheio de informacao que eu nao sabia alem do seu senso ser muito foda na minha opiniao


nao gosto de ficae mamando os outros mas quis mostrar respeito e perguntar umas coisas. Eu queria saber de mais argumentos sobre o Haddad como um candidato ruim, eu nao entendo nada sobre ele e o que eu vi era basicamente fake news ou algum plano de governo que soava muito bem, apesar de voce acabar de me provar errado ai. Sempre gostei de desenvolver o ponto de que nenhum dos lados era bom mas nunca tive muito dominio pra falar do PT, fora o passado dele, e o Haddad em si nao faco ideia.

Ja no Bolsonaro, nao gosto dele enquanto pessoa mas como politico eu nao tenho palpite tambem, queria saber mais sobre o que ele representa pra politica do Brasil. Alias eu tive sempre em mente de que ele ganhou as eleicoes basicamente pelo populismo, o que eh normal por aqui, fake news e desviar de debates, eh uma das poucas coisas que eu afirmo em discussoes e queria que tu me contra argumentasse ou comentasse esse pensamento, qualquer coisa. Quero te ouvir/ler mais

also foi mal por nao pontuar etc mas to em um mobile que buga acento
Last edited by Lionet; Oct 31, 2018 at 03:48 AM.
<[Vector]Aadame> damn pat with his mod skills
Need help? PM me! Reach me on Discord: Lionet#1325


Watch my Replays!
[SIGPIC][/SIGPIC]

eae o que acham da junção do ministério do meio ambiente e da agricultura ?
Originally Posted by Lionet View Post
Eu queria saber de mais argumentos sobre o Haddad como um candidato ruim

Primeiramente gostaria de esclarecer que o que escrevi abaixo é referente à área econômica e política de governo. Agora, a política partidária do PT é simplesmente abominável (motivo que fez surgir o antipetismo e outro candidato igualmente abominável), mas esse é outro assunto que não quero entrar porque acho que já escrevi demais.

Enfim, olhe esses gráficos:



É visível aqui que a tática do investimento público vinha funcionando, pois quanto mais o governo gastava, mais ele arrecadava. Infelizmente de 2014 pra 2015 o gráfico dá uma virada, isso porque os investimentos foram feitos de forma descontrolada.

Em 2014 também tem um efeito bem engraçado que são as eleições e consequente impeachment da nossa antiga presidenta. O governo sustentou uma situação fiscal de forma artificial no ano de 2014 (financiamento indireto e ilegal via bancos públicos e subsidiando tarifas com empresas públicas), de forma a fazer a inversão no gráfico mais violenta em 2015. Aliás, o escândalo da Petrobras e toda essa história de corrupção certamente ajudou a piorar o cenário.

A Eletrobras, por exemplo, é uma empresa pública que arcou com os custos da energia elétrica durante esse "período mágico". Resultado: empresa "falida" (porque empresa do governo não fale, o povo assume a conta) com BILHÕES de reais em dívidas. Agora, se as pessoas por um momento parassem pra refletir sobre como uma empresa pública que detém o monopólio dos serviços contraí uma dívida dessas, acho que não teríamos, pra converso de conversa, Malddad e Salnorabo no segundo turno.

Agora, além de:
1º Esse problema ter sido causado por excesso de investimento e perda de confiança no governo passado e;
2º O governo passado tentar maquiar as contas para tentar, de forma fracassada, se manter no poder.

Vem o bonitão do Haddad dizendo na campanha que pra salvar o país precisa realizar mais investimento público? Não né? O teto de gastos está aí por um motivo, e é pra impedir investimentos descontrolados e destruir completamente o país, porque a situação atual já é extremamente ruim por si só.

A situação está tão ruim que se não fizerem nada pra alterar esse cenário, o governo federal entra em colapso em 2021. (nota: o governo entra em colapso por causa do teto de gastos, o que é bem ruim, mas se não fosse o teto de gastos, acreditem, existiria potencial de ser bem pior) (nota 2: diversos estados já entraram em colapso e se sustentam por financiamentos do governo federal. O colapso do governo federal levará um efeito cascata bem feio)



Despesa obrigatória é gasto com folha de pagamento e previdência, despesa discricionária é gasto com todo o resto do governo (INVESTIMENTOS E ETC). Em 2021 o governo não terá mais dinheiro nem para pagar seu serviço terceirizado. Em outras palavras, Universidades federais não vão ter dinheiro nem pra limpar os banheiros (só vão conseguir pagar professor e servidor).

Como o PT é uma incógnita, não dá pra saber o que Haddad faria, mas se ele mantivesse o discurso, certamente estaríamos ferrados. Com o Bolsonaro sabe-se lá o que pode acontecer. Mas assim, o primeiro peido atravessado que o Bolsonaro der com essas ideias mirabolantes dele vai foder com todo o país. Ele pode ter Deus como "sub-presidente" econômico (porque ministro de tanta coisa realmente vira um terceiro presidente), mas com uma anta na frente do governo não tem milagre que resolva a situação.

Aliás, as primeiras coisas que Bonoro devia estar arquitetando fazer não está fazendo. Diz que a reforma do Temer é ruim, mas as contrapropostas que ele fez até agora mal chegam aos pés dos cortes do Temer.

Invistam em dupla cidadania pois coisa boa não vem por aí.

Aliás, esses dados vem da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara. http://www2.camara.leg.br/orcamento-...o-em-foco-2018

Originally Posted by Inox View Post
eae o que acham da junção do ministério do meio ambiente e da agricultura ?

Dá pra ver como o ser manja de governo.
Last edited by Carnage; Nov 1, 2018 at 04:18 AM.
To guardando esses posts no coração, valeu mano.
Esse tipo de texto bem informativo e com bastante posicionamento (de certa forma), meio que o tipo de texto que sinto falta no jornalismo, é o tipo de coisa que eu adoro achar por ai e desenvolver minhas opiniões e ideologias em cima dessas questões que eu só fico ciente a partir dos comentários e opiniões dos outros. Já no seu texto eu acho mais liberdade de pesquisar a respeito e ter meus próprios pensamentos etc.

Textão de política é chato e ninguém gosta mas eu espero que eu possa vir aqui ler mais texto teu, eu realmente te admiro mano
<[Vector]Aadame> damn pat with his mod skills
Need help? PM me! Reach me on Discord: Lionet#1325


Watch my Replays!
[SIGPIC][/SIGPIC]

O PT sempre ofereceu soluções a curto prazo, que até apresentavam resultado,mas sem pensar no futuro, é por isso e pelos escândalos de corrupção que o país tá desse jeito.
Tô otimista com a gestão do Bolsonaro, já que atrás deles vem uma galera que tem experiencia, agora pra ele tirar esse pepino que jogaram nele vai ser difícil demais
Undead Leader - Item Forger - Left-Handed - DeviantArt - Scorpius
[SIGPIC]https://cache.toribash.com/forum/signaturepics/sigpic4476328_4.gif[/SIGPIC]